«Caritas Christi urget nos»

O amor de Cristo nos move

23 de junho de 2017 / Servi Christi / Blog

Hoje e Amanhã, dias do Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria, lembramos do nosso ponto de partida, do qual nunca podemos perder de vista (como nos ensina Santa Clara de Assis), e assim, com algumas dificuldades e resistências, chegamos ao 5º aniversário do Apostolado Servi Christi, que se propõe a ser uma obra de formação permanente e de mútua cooperação, visando em sua simplicidade a vivência da Fé e da Vida da Igreja Católica, Mistério do Santíssimo Corpo Místico de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Elevamos também, neste momento, os nossos pensamentos ao nosso querido e amado Papa Emérito Bento XVI, inspirador deste Apostolado ao lançar o motu próprio “Porta da Fé”, ao qual proclama o Ano da Fé em 2012, ano em que este Apostolado nasceu. Que Deus olhe para este verdadeiro Pastor de sua Igreja Peregrina com enorme carinho e generosidade, pois muito nos enriquecemos na Fé e no amor a Deus e à sua Santa Igreja devido ao testemunho da vocação deste que chamamos de nosso “pai inspirador”.

Hoje, igualmente pedimos ao sucessor de Bento XVI, S.S. Papa Francisco, para que seja iluminado pelo Espírito Santo e cumpra fielmente o seu chamado a servir e a confirmar os irmãos na Fé. Como humildes servos de Cristo, vemos na fidelidade à pessoa do “Servum Servorum” uma de nossas mais sagradas características de Apostolado. Estar sempre unidos ao Papa e a ele serviremos como ao próprio Cristo.

Caritas Christi Urget Nos

O amor de Cristo nos impele (2 Cor 5,14). É o amor de Cristo que nos move.

Segue agora o Parágrafo 7 do Motu Próprio “Porta da Fé” de Bento XVI, que nos moveu a aceitar este desafio de fazer uma obra de Apostolado adequada aos nossos tempos, com todas as suas dificuldades e particularidades. Este Apostolado é a resposta a muitos chamados, chamado de Deus pelo nosso Batismo a assumirmos a missão de salvação em sua Igreja e o próprio chamado que Bento XVI nos fez, em nosso tempo, com tanto amor e coragem a este desafio de fazermos instaurar no mundo o Reino de Deus. Segue o parágrafo 7:

«Caritas Christi urget nos – o amor de Cristo nos impele» (2 Cor 5, 14): é o amor de Cristo que enche os nossos corações e nos impele a evangelizar. Hoje, como outrora, Ele envia-nos pelas estradas do mundo para proclamar o seu Evangelho a todos os povos da terra (cf. Mt 28, 19). Com o seu amor, Jesus Cristo atrai a Si os homens de cada geração: em todo o tempo, Ele convoca a Igreja confiando-lhe o anúncio do Evangelho, com um mandato que é sempre novo. Por isso, também hoje é necessário um empenho eclesial mais convicto a favor duma nova evangelização, para descobrir de novo a alegria de crer e reencontrar o entusiasmo de comunicar a fé. Na descoberta diária do seu amor, ganha força e vigor o compromisso missionário dos crentes, que jamais pode faltar. Com efeito, a fé cresce quando é vivida como experiência de um amor recebido e é comunicada como experiência de graça e de alegria. A fé torna-nos fecundos, porque alarga o coração com a esperança e permite oferecer um testemunho que é capaz de gerar: de facto, abre o coração e a mente dos ouvintes para acolherem o convite do Senhor a aderir à sua Palavra a fim de se tornarem seus discípulos. Os crentes – atesta Santo Agostinho – «fortificam-se acreditando». O Santo Bispo de Hipona tinha boas razões para falar assim. Como sabemos, a sua vida foi uma busca contínua da beleza da fé enquanto o seu coração não encontrou descanso em Deus…

…Por conseguinte, só acreditando é que a fé cresce e se revigora; não há outra possibilidade de adquirir certeza sobre a própria vida, senão abandonar-se progressivamente nas mãos de um amor que se experimenta cada vez maior porque tem a sua origem em Deus.”

Motu Próprio Porta Fidei, Papa Bento XVI . Parágrafo 7.

Obs: Alguns sinônimos de impelir: arrojar, impulsionar, lançar, propelir, projetar, arrastar, exortar, levar, provocar, animar, entusiasmar… incentiva, induz, estimula… nos move…

Assim, agradecemos a Deus pelo dom da vida, pelo dom da vida e da Fé  e pedimos que nos dê coragem e um ânimo renovado em seguir nos caminhos que nos inspirou desde o início. Crer, viver e evangelizar…

Apostolado Servi Christi

Apostolado Servi Christi – Apostolado de Mútua Cooperação, Formação Catequética Continuada e para a Nova Evangelização.

Comentários

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *