«Caritas Christi urget nos»

Apresentação do Servi Christi

11 de março de 2015 / Servi Christi / O Apostolado

Ao Sopro do Espírito – Oração e Ação

«Caritas Christi urget nos – o amor de Cristo nos impele» (2 Cor 5, 14): é o amor de Cristo que enche os nossos corações e nos impele a evangelizar. Hoje, como outrora, Ele envia-nos pelas estradas do mundo para proclamar o seu Evangelho a todos os povos da terra (cf. Mt 28, 19). Com o seu amor, Jesus Cristo atrai a Si os homens de cada geração: em todo o tempo, Ele convoca a Igreja confiando-lhe o anúncio do Evangelho, com um mandato que é sempre novo. Bento BXVI – Porta Fidei – Porta da Fé, nº 7

  

“Um anúncio renovado proporciona aos crentes, mesmo tíbios ou não praticantes, uma nova alegria na fé e uma fecundidade evangelizadora.” Papa Francisco – Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, nº 11.

 

 

Apresentação do Apostolado

O Servi Christi Apostolado Católico é uma iniciativa voltada para a Formação Católica e livre, para todos aqueles que se interessam por conhecer mais profundamente o que ensina a Santa Igreja sobre a Fé em Cristo e ser um meio, uma forma de vivê-la em mútua cooperação. O Apostolado também sente a necessidade de ser um Apostolado do Silêncio, onde possa voltar a reconhecer o valor do período de silêncio votado ao Senhor, para que nos coloquemos em escuta silenciosa, que aprendamos dia-a-dia ter um coração disponível e aberto para o Criador, ouvi-lO e estar cada vez mais íntimos de sua presença.

O Apostolado foi estruturado integralmente no Catecismo da Igreja Católica, e por isso tende a ser um projeto católico voltado para a Catequese continuada, porém não se trata apenas da formação do conhecimento teórico, mas que visa reforçar laços entre irmãos que professam a mesma fé e viver o que ensina a Igreja sobre o Evangelho e a construção do Reino de Deus no mundo, no aqui e agora, investindo-se no dinamismo da esperança e da caridade criativa.

Uma das razões de existir um Apostolado nos moldes do Servi Christi, é que não é comum encontrarmos iniciativas similares de formação continuada, acessível e que seja atraente e aberta, permitindo a participação e o acolhimento de muitos, mesmo aqueles que não estão inseridos na Comunidade de Fé.

O Apostolado visa não somente estar em um lugar, cria-se a forma dinâmica do “ir” de um lugar ao outro, tratar assuntos relevantes sob a ótica da Fé dos costumes cristãos, buscando a fidelidade e coerência ao que ensina a Igreja.

O Apostolado é estruturado da seguinte forma:

  1. Ofício do Apostolado: Reunião de Membros Oficiais que coordenam um Ofício e estão prontos a orientar os Círculos de Formação do Apostolado.
  2. Círculos de Formação: O Círculo de formação não se trata de um lugar ou uma reunião de pessoas, mas é uma estrutura básica que fomenta a união de pessoas para rezar, estudar, conversar e “ir”.
  3. Missão do Apostolado: A Missão do Apostolado é ser uma porta aberta para pessoas, famílias ou comunidades, que por diversos motivos foram colocados a margem da sociedade, da família ou da própria Igreja, e levar a alegria do Evangelho, restaurar forças e tornar novamente vivos os dons de cada um. “Ir” procurar a moeda, a ovelha, o filho…

O termo Servi Christi em Português significa Servos de Cristo, no plural, dando sentido de que não se vive o Evangelho sozinho, mas em união de esforços. Que se compreenda que somos “Servi Christi Per Mariam”, ou seja, que somente podemos ser Servos de Cristo por meio de Maria, Virgem Santíssima Mãe de Deus. Que ela nos acompanhe em cada ato, em cada gesto e que nos anime e nos reanime a cada momento da vida. Jesus diz que já não chamaria os seus Apóstolos de Servos, mas de Amigos. Ajamos como humildes servos da vinha do Senhor, para que Ele possa um dia, uma hora, reconhecer-nos e chamar-nos de amigos.

 

João Batista da Silva Passos

servichristi@gmail.com

Apostolado Servi Christi – Apostolado de Mútua Cooperação, Formação Catequética Continuada e para a Nova Evangelização.

Comentários

Comentar

Tags:,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *