«Caritas Christi urget nos»

Sobre os Ofícios do Apostolado

11 de março de 2015 / Servi Christi / O Apostolado

Termos:

– Ofício[i]: O termo Ofício, da forma com a utilizamos, surge de uma expressão utilizada por São Tomás de Aquino, em sua Suma Teológica (III 72, 5 ad 2) e citada no próprio CIC (1305).

“Confessar a Fé de Cristo publicamente, e como que em virtude de um ofício” (Quase ex-officio)

Portanto, os membros do Servi Christi assumem publicamente a Fé de Cristo e a confessa, de maneira especial a anuncia com a vida, com a palavra, com fé, esperança e caridade no âmbito de sua Paróquia. Este é o ofício dos membros oficiais, que se comprometem com a profissão da mesma Fé junto ao Apostolado.

Ofícios[ii] também correspondem à atuação local de membros do Apostolado, equivalente aos limites da Paróquia.

O Ofício local do Apostolado é estruturado por meio dos Círculos[iii], Estrutura de Formação e locais onde os membros, colaboradores e pessoas interessadas organizam Formação Católica, desenvolvam a vida particular, familiar e comunitária de oração, assimilem as obras de piedade propostas pela Igreja e se auxiliem mutuamente a viver de forma eficaz os preceitos da Igreja Católica.

É possível que em um Ofício, regularmente criado, possa haver mais de um Círculo, sendo estes desenvolvidos em locais da Paróquia, nas casas dos membros ou em locais que possam receber as ações do Apostolado.

O Servi Christi Apostolado Católico[iv] é dirigido por uma equipe de membros oficiais, subdivida por coordenadores.

O site www.servichristi.com.br é o veículo oficial de comunicação do Apostolado e é uma ferramenta que agrega pessoas e seus valores, um ponto de apoio a todos os membros.

Todas as ações dos Ofícios do Apostolado serão previamente publicadas no Site Oficial do Servi Christi Apostolado Católico (www.servichristi.com.br).

Através do site oficial são publicados todos os documentos do Apostolado, como Atos de Ofício, Cartas de Ofício, Publicações de Ações locais e publicação dos membros reconhecidos como Oficiais.

O participante[v] ou um membro regular[vi] do Apostolado pode se tornar um Membro Oficial[vii]. O membro que conviver com os princípios fundamentais da Igreja, para que juntos com os demais membros, sendo estes regulares ou associados[viii], possa confessar inteiramente a Cristo e a Fé, a Esperança e a Caridade que alimenta a Santa Igreja, sempre em comunhão com o Romano Pontífice e com os Bispos do mundo inteiro que estão em comunhão com ele.

Para que um participante ou um membro regular se torne um membro Oficial do Apostolado deve manter-se em constante contato com as intenções do Servi Christi, colaborar com as ações do Apostolado, seguir os preceitos da Igreja, conservar a Fé e a transmiti-la com a vida e com a palavra e não professar doutrinas estranhas aos ensinamentos da Santa Igreja de Cristo.

As características para que um membro se torne um Membro do Apostolado não são diferentes das que caracterizam um Católico Apostólico Romano que ama a Igreja e nela confia filialmente, cumprindo os preceitos da Igreja de Cristo, possua zelo apostólico com os Sacramentos recebidos e tenha imensa vontade e alegria de aprender, viver e de transmitir a Sã Doutrina da Santa Igreja de Cristo, sem desvios doutrinários, em conformidade ao que nos ensina o Papa, o Sagrado Magistério e sua inteira Tradição Apostólica, alimentar-se na oração e não possuir restrições ao defender o Evangelho de Deus, a Igreja, o Papa e os Bispos em comunhão com ele, amar a Família e defendê-la de todos os riscos que possam vir ferir o Santuário da Vida.

[i] Ofício(Ofício dos Membros): A ideia do Apostolado é que os seus membros vivam e professem a fé católica como se vive um ofício, ou seja, um serviço inerente a sua atribuição de batizado. Este é o primeiro sentido.

[ii] Ofício (Coordenação do Apostolado): Ofício também designa o local que centralizam as ações do Apostolado em uma determinada Paróquia. Só pode haver um Ofício por Paróquia e que irá ser um fator agregador dos Círculos que vierem a ser criados. Neste Ofício se dá a Formação dos Membros Oficiais e que coordenam os Círculos e as outras ações do Apostolado dentro do limite geográfico da Paróquia.

[iii] Círculos: Mais do que um local ou um grupo de pessoas, os círculos sugerem uma estrutura com elementos de formação (Crer, Viver, Orar e Celebrar), porém não rígida, onde se encontram as pessoas para uma vivência fraterna de oração, estudos e ações comuns. Local onde se troca os dons pessoais, onde se leva e se busca tesouros para se fortalecerem mutuamente na caminhada cristã.

[iv] Servi Christi Apostolado Católico: Nome formal do Apostolado.

[v] Participante: Todos os interessados podem participar dos Círculos do Apostolado, independendo de qualquer condição, ou seja, o Apostolado está aberto a todas as pessoas, sem restrição, desde que não contradigam ou divirjam frontalmente de suas orientações.

[vi] Membro Regular: Aqui não conota que ele siga uma regra, mas que segue os preceitos da Igreja e os princípios básicos do Apostolado, podendo ser chamado ou não a ser um membro oficial do Apostolado, pode ser designado para atuar no Círculo do qual participa.

[vii] Membro Oficial (Oficial do Apostolado): Um membro oficial é aquele membro que atua pelo Apostolado, professa, celebra e procura viver a Fé Católica, seja honesto e respeitoso com as coisas sagradas e com o seu próximo, e que possui condições de manter ativo um Círculo de Formação ou nele atuar, e participar do Ofício do Apostolado Servi Christi. A decisão de ser chamado para ser um Oficial do Apostolado nunca parte do membro regular, mas do Conselho de Ofícios do Apostolado.

[viii] Membro Associado: Membro que participa variavelmente do Apostolado, que o auxilia em momentos oportunos ou que participa de forma limitada das atividades do Apostolado ou que tenham algum impedimento de participar do Apostolado como membro Regular ou Oficial.

Apostolado Servi Christi – Apostolado de Mútua Cooperação, Formação Catequética Continuada e para a Nova Evangelização.

Comentários

Comentar

Tags:, , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *